R-existência em Mata Cavalo: Uma história de luta pelo Cerrado e pela terra Quilombola em Mato Grosso, Brasil

R-existência em Mata Cavalo: Uma história de luta pelo Cerrado e pela terra Quilombola em Mato Grosso, Brasil

Déborah Moreira

Michelle Jaber-Silva

Michèle Sato

 

 

Instituto Caracol/ GPEA/FDHT

A lógica de desenvolvimento capitalista, preocupada com o lucro imediato e caracterizada pelo descompromisso com as populações atingidas por seus empreendimentos e atividades, gera uma imensidão de impactos nos BIOMAS BRASILEIROS e CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS que em geral, recai de modo desproporcional sobre grupos sociais vulneráveis, o que caracteriza as injustiças ambientais.

Um exemplo de população que sofre com a degradação do bioma cerrado e que vivencia conflitos socioambientais em função desta degradação são os/as quilombos de Mata Cavalo. Essa comunidade está localizada aproximadamente a 10 km do município de Nossa Senhora do Livramento – MT, e tem a história marcada pela luta, resistência e violação dos direitos que lhes são garantidos pela Carta Magna (direito a terra, direito a moradia, direito ao meio ambiente equilibrado) (Mapa 01).

 

Mapa 01 – Localização do quilombo de Mata Cavalo, Nossa Senhora do Livramento – MT.

Arigo_biomas 0

Organização: Silva, R.; Jaber, M.; Sato, M., 2011.

 

Os quilombolas de Mata Cavalo lutam desde 1890 para fazer valer os seus direitos sobre um área de 14.000 (ha) que lhes foi expropriada por fazendeiros, garimpeiros e grileiros; desde então os moradores do quilombo enfrentam conflitos na luta pela terra e também sofrem com os impactos gerados pelos expropriadores no Bioma Cerrado (Quadro de Figura o1).

 

Quadro de figura 01 – Impactos no Cerrado caudados por fazendeiros e garimpeiros, expropriadores da terra quilombola, Nossa Senhora do Livramento – MT.

Arigo_biomas 1Arigo_biomas 2

Fotos: Déborah Moreira

 

Este artigo tem o objetivo de denunciar as violações de direitos humanos e da terra vivenciadas pela população de Mata Cavalo que vive em estreita relação com o cerrado e aumentar a visibilidade do grupo e de suas lutas cotidianas (Quadro de Figura o2). A comunidade de Mata Cavalo é vítima de injustiça ambiental, cuja situação de vulnerabilidade é agravada pela morosidade do Estado brasileiro na regularização da situação fundiária e efetivação dos direitos territoriais.

Os conflitos vivenciados estão relacionados a disputa pela terra, disputa por água, disputa por elementos naturais e por produtos da biodiversidade, estes conflitos estão diretamente relacionados com as atividades desenvolvidas pelos expropriadores, que causaram inúmeros impactos ambientais no território e que contribuem para a queda na qualidade de vida desta população (Mapa o2).

 

Quadro de figura 02 – Casas do Quilombo de Mata Cavalo, Nossa Senhora do Livramento, MT.

Arigo_biomas 3 Arigo_biomas 4 Arigo_biomas 5 Arigo_biomas 6 Arigo_biomas 7 Arigo_biomas 8

Fotos: Déborah Moreira.

 

Mapa 02 – Mapa temático dos conflitos socioambientais relacionado com o elemento ar,

Quilombo de Mata Cavalo, Mato Grosso, 2017.

Fonte: Arte: Cristiane Almeida; Organização: Cristiane Almeida e Déborah Moreira, 2017.

A população tem sido obrigada a suportar uma carga desproporcional dos danos e prejuízos ambientais, as ações de fazendeiros e garimpeiros degradam o CERRADO e ameaçam diretamente os seus modos de vida e sua cultura, que está intimamente relacionado com a natura e a conservação dos bens naturais; sofrem com as injustiças ambientais, mas, sobretudo RESISTEM sem sair do território!

Legendas corrigidas Arigo_biomas 10

Publicado: http://fmclimaticas.org.br/?p=3047