Água: Como são as nascentes e quem mais usa no dia-a-dia?

No Dia Mundial da Água, Giuliana Moreira, em relatório da ONU afirma que o Brasil possui mais água doce que qualquer outro país do mundo – 12% do volume total do Planeta. Contudo, no Brasil e no mundo, a água é um recurso que deflagra grandes disputas e sérios conflitos. 

Entender o processo de nascimento das águas é fundamental para saber que sem preservação das matas, cerrados e florestas não haverá mais nascimento de águas potáveis. Compreender que, apesar do Brasil ter um grande manancial de águas, não impede que grande parte da população passe sede! Isso se deve pelos interesses privados, que utilizam 67% de água para  a irrigação, 11% para o abastecimento animal, 10% para a indústria, termelétrica e mineração, sobrando apenas 11% para ser consumido pelas pessoas, segundo o Relatório Conjuntura Recursos Hídricos (ANA), de 2017. Você  sabe sobre as nascentes e quais suas relações com  a água que você usa no seu dia-a-dia?

Nesse Dia Mundial da Água, trazemos um vídeo produzido pelo Fórum de Mudanças Climáticas e  Justiça Social, que aborda a temática das nascentes; e um vídeo realizado pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), que revela os problemas da água no Brasil devido às empresas privadas.

Vídeo (FMCJS): Água é Bem Comum Indispensável.

Vídeo (ASA): Saiba por que o Brasil está passando por um problema sério sobre água.