Dia mundial da Água é marcado por assassinato de mulher que lutava contra os Crimes do Hidronegócio

A coordenadora regional do MAB, Dilma Ferreira Silva, foi assassinada com seu esposo e demais familiares, em Tucuruí, Pará.

Segundo informações divulgadas, a usina hidrelétrica de Tucuruí localiza-se no rio Tocantins, a 310 km da capital Belém (PA). Aproximadamente 32 mil pessoas foram deslocadas de suas casas para construção da barragem, e a mais de 30 anos as famílias lutam para garantir direitos na região.

Leia a Carta da Coordenação Regional do MAB, divulgada em sua página no Facebook:

O Movimento dos Atingidos por Barragens está denunciando o assassinato de atingidos pela barragem de Tucuruí no Pará. Entre os atingidos está Dilma Ferreira Silva, da Coordenação Regional do MAB em Tucuruí.

Em 2011, Dilma participou de audiência com a presidenta da República Dilma Rousseff, entregando um documento onde pedia uma política nacional de direitos para os atingidos por Barragens e atenção especial as mulheres atingidas.
Segundo informações preliminares, a liderança foi assassinada junto ao esposo e familiares. O MAB ainda não sabe ao certo o numero de pessoas assassinadas e nem os motivos do crime.

O assassinato de Dilma é mais um momento triste para a história dos atingidos por barragens, que celebravam no dia de hoje o Dia Internacional da Água.
O MAB exige das autoridades a apuração rápida deste crime e medidas de segurança para os atingidos por barragens em todo o Brasil.
Queremos águas pra a vida, e não para a Morte!

Dilma Ferreira Silva ao lado da então presidenta Dilma Rousseff (PT)
Foto: Divulgação/MAB