“Dia do Rio Paraguai” Comemora sua 19ª Edição

“Dia do Rio Paraguai” reúne povos, populações e organizações do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Alemanha e Holanda

Texto: Déborah Moreira e Katiuska Azambuja

“Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Sonho que se sonha junto torna-se realidade”. Unidos pelo sonho de promover a conservação da biodiversidade e das águas da bacia do Rio Paraguai, homens e mulheres, representantes de povos, comunidades e organizações do Brasil, da Bolívia, Argentina, Paraguai, Holanda e Alemanha, estiveram reunidos na cidade de Cáceres-MT, Brasil, para celebrar o “Dia do Rio Paraguai”, dia 14 de novembro de 2018.

Esse Dia simboliza o período em que o povo da região da Grande Cáceres se uniu para lutar contra o projeto da Hidrovia Paraguai-Paraná. A Instituição Fé e Vida, coordenada por Salomão e Vanda, articula e mobiliza a população da região e os irmãos Latino-Americanos para comemorar e lutar pela conservação do Rio Paraguai, há 19 anos.

O evento foi iniciado às 06h com a Alvorada, onde barcos e chalanas levaram a Senhora do Pantanal pelas águas do Rio Paraguai, atracando no Porto. Ali, ocorreram diversas apresentações culturais de valorização às águas e às culturas locais. Durante todo o trajeto foram realizadas diversas místicas com os temas Hidrovia, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), Corredores Bioculturais e Agroecologia, realizadas pela Escola de Militância em parceria com a Escola de Ativismo.

A procissão seguiu até a sede da SEMACTUR, onde continuaram as apresentações artísticas regionais.  Na entrada do prédio pôde-se desfrutar de uma Feira, organizada pelo Instituto Gaia e apoiada pelo Instituto Caracol, com produtos artesanais variados, da gastronomia à colares, de diversos povos indígenas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, fomentando a Economia Criativa. O Evento foi finalizado com a entrega de documentos às autoridades locais, cobrando medidas mais rígidas de proteção ambiental ao Rio Paraguai.